Justificativa:

 

Os objetivos da Associação Cultural Coesão poética de Sorocaba, sito à Rua Joel Ribeiro, 145 - Jardim Emília - Sorocaba, Estado de São Paulo, inscrita no CNPJ sob n° 09.341.085/0001-46, estão entre aqueles que ensejam a declaração de utilidade pública para o município.

 

A Associação dedica-se a divulgar a Língua Portuguesa como arte literária, entrosando-se com a comunidade e impulsionando o desenvolvimento cultural da coletividade, com ênfase na literatura poética, tendo por princípio promover reuniões de grupo de poetas sorocabanos, sob o título Grupo Coesão Poética de Sorocaba, reunir e divulgar livros de autores sorocabanos e regionais, estimularem o desenvolvimento da arte escrita, em prosa e verso, dentre outros princípios estatutários.

 

Dentre as atividades realizadas pela Associação, podemos destacar o seguinte: "Em 17 de junho de 2005, final de um concurso de poesias no Depois Bar, o DEPOSIA 6, organizado e realizado pelo Instituto Darcy Ribeiro e coordenado pelo presidente do mesmo, Armando de Oliveira Lima, foi o local onde vários poetas se encontraram para a disputa dos troféus. Messias dos Santos, um poeta recém chegado à Sorocaba, empolgado por ver tantos poetas juntos, lançou um repto: Porque não nos reunimos para publicarmos um livro? A poetisa Ana Maria Lima apoiou a idéia e saíram os dois convidando outros poetas para participarem do sonho. Conseguiram a adesão de outros cinco poetas ali presentes. Estava nascendo, então, uma união de poetas, cujo nome adotado, Grupo Coesão Poética de Sorocaba popularizou-se como simplesmente: COESÃO POÉTICA. Inicialmente com sete pessoas no grupo, começamos a nos reunir uma vez por semana, para mostrarmos uns aos outros nossas produções e selecionarmos os poemas que iriam formar a coletânea. Para mantermos o grupo coeso, decidimos organizar Saraus e o Depois Bar, na época, localizado à Rua Aparecida, franqueou o espaço para nós e então a partir de janeiro de 2006 demos início a nossa saga mensal de saraus. O grupo foi crescendo e começamos a receber convites para apresentação de Saraus em vários locais da região: Biblioteca Municipal de Salto, Votorantim, São Paulo, Itu, Atibaia e vários locais de Sorocaba. Hoje o grupo conta com 12 participantes; cada um com seu gênero criativo. A primeira coletânea foi feita e seu lançamento foi no Gabinete de Leitura Sorocabano, com a apresentação de uma performance teatral ensaiada e dirigida por Benedito Augusto de Oliveira (Benão). Hoje, sob a presidência de Oswaldo Biancardi Sobrinho, o grupo se prepara para outros vôos e já é considerado o melhor grupo de poetas e poetisas da região".

 

Tendo preenchido os requisitos legais, bem como, apresentado os documentos necessários à referida Declaração de Utilidade Pública.

 

É o presente Projeto de Lei para Declarar de Utilidade Pública a "Associação Cultural Coesão poética de Sorocaba".

 

S/S., 11 de maio de 2011.

 

HÉLIO APARECIDO DE GODOY

Vereador.